Tratamentos

Tratamentos

Trombose Venosa Profunda

A Trombose Venosa Profunda também conhecida como Flebite ou Tromboflebite Profunda é a obstrução das “veias internas” (coagulação do sangue) nos membros inferiores ou superiores.

Manifesta-se por dor e edema (inchaço) persistentes nas pernas, piora progressiva, assimetria dos membros (uma perna mais “grossa” que a outra), endurecimento da musculatura e dificuldade em movimentar a extremidade afetada. É doença benigna e não leva a amputações, mas pode resultar em complicações agudas (imediatas) ou crônicas (tardias).

Quando não tratada inicialmente, pode atingir os pulmões e causar Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e no futuro, resultar em edema (inchaço) crônico das pernas. Em alguns casos extremos, podem evoluir para Úlceras (feridas) de difícil cicatrização.

Em jovens, ocorre por traumas ou alterações da coagulação (Trombofilias). Em indivíduos com mais de 50 anos pode ser manifestação de um alguma outra doença. Pode ainda, acometer pacientes acamados ou após cirurgias de médio e grande porte em qualquer idade.

Portanto, se você ou outra pessoa apresentar inchaços (edema) nos membros inferiores ou dispnéia (falta de ar), como nas situações descritas acima, não demore a procurar o Cirurgião Vascular para uma avaliação.

Atualmente existem tratamentos muito efetivos para TVPs Agudas e Subgudas (recentes) que acometem veias de grosso calibre, sejam dos membros superiores (veias subclávia e axilar) ou inferiores (veias ilíaca e femoral), diminuindo rapidamente os sintomas e proporcionando uma rápida volta às atividades cotidianas e ao trabalho. Esses tratamentos consistem em medicamentos (fibrinolíticos) que são infundidos diretamente no interior dos trombos, por meio de cateterismo da veia acometida (como os realizados nos casos de infarto cardíaco) ou dispositivos (aparelhos) que dissolvem e aspiram os trombos (coágulos) “limpando as veias”. Em situações especiais, alguns pacientes podem ainda necessitar de angioplastias (dilatação das veias) e colocação de stents (uma espécie de micro- molas) para manter abertos esses segmentos venosos acometidos. Nos casos das TVPs Crônicas (antigas) quando o indivíduo apresentar sequelas da trombose (inchaço persistente, escurecimento da pele ou até a presença de feridas na perna) também existe a possibilidade – a depender do segmento venoso acometido – de desobstruir as veias com stents e melhorar os sintomas venosos.

FTrombose Venosa Profunda
Trombose Venosa Profunda
Trombose Venosa Profunda
São Paulo - (11) 2373.5567 São Caetano do Sul - (11) 4221.9492
Entre em Contato

Entre em Contato