Tratamentos

Tratamentos

Arteriosclerose

A Arteriosclerose Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma manifestação da arteriosclerose no membro inferior com o estreitamento da luz (interior) da artéria, podendo resultar na sua obstrução total e, nos casos mais extremos, evoluir para gangrena dos dedos.

É causada pela associação de fatores de risco que são: hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, colesterol ou triglicérides aumentados, diabetes, sedentarismo e pelo próprio envelhecimento do corpo.

Desta forma, ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo aos músculos da extremidade afetada, resultando em isquemia do membro (falta de circulação), dor nas pernas, cansaço ou câimbras durante andar ou aos esforços físicos. Desaparecem em menos de dez minutos após parar a caminhada ou o esforço que a desencadeou. É o que chamamos de Claudicação Intermitente.
Ocorre em 10% da população com mais de 50 anos de idade, ambos os sexos e que apresentem um ou mais fatores de risco para a DAOP. Alguns pacientes têm histórico familiar de amputações na família.

O diagnóstico é pela palpação dos pulsos e realização do índice Tornozelo- Braquial (aferição das pressões dos pés) com auxilio do doppler de onda contínua, onde comparamos as pressões dos braços e tornozelos. Confirmada a obstrução arterial, iniciamos o tratamento para melhorar a circulação, prevenindo o aparecimento de feridas de difícil cicatrização e minimizando o risco de amputações, no futuro.

Arteriosclerose

Arteriosclerose
Claudicação Intermitente
Palpação dos Pulsos
Palpação dos Pulsos
Doppler de Onda Contínua
Doppler de Onda Contínua
São Paulo - (11) 2373.5567 São Caetano do Sul - (11) 4221.9492
Entre em Contato

Entre em Contato